Páginas

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Segurança alimentar:
ministro reafirma diálogo e parceria com Consea

Na manhã de quarta-feira (04), durante a primeira plenária da nova gestão do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar), realizada no auditório do Palácio do Planalto, em Brasília, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, reafirmou o compromisso do MDA em dialogar e ouvir as sugestões do Conselho sobre o próximo Plano Safra da Agricultura Familiar. Pepe Vargas destacou ainda a importância da atuação do Consea na construção das políticas públicas e citou, como exemplo, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003 a partir das deliberações do Conselho.

O PAA, reafirmou o ministro, “garante acesso a alimentos em quantidade e regularidade às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional”. O programa tem contribuído para formar estoques estratégicos e permite que os agricultores familiares armazenem produtos e, deste modo, comercializem seus produtos a preços mais justos. O ministro ressaltou ainda que o PAA, acima de tudo, tem promovido a inclusão social no campo.

Durante a reunião, presidida pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Tereza Campello, que exerce a Secretaria do Conselho, foi feita a escolha da nova presidência. Foi eleita por aclamação a conselheira Maria Emília Pacheco. O Consea é formado por 19 representantes do governo federal e 38 da sociedade civil.