Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012


Plano VIVER SEM LIMITES
Ministra Maria do Rosário, trás pra Natal
 Deputado MINEIRO e a Ministra Maria do Rosário
A ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, participou da assinatura da adesão do Rio Grande do Norte ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, “Viver sem Limites”, na noite desta quarta-feira (16), em solenidade no auditório do IFRN. A iniciativa do Governo Federal visa atender 45 milhões de brasileiros que têm algum tipo de deficiência com políticas integradas em quatro eixos: acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade.

O plano envolve ações de 15 órgãos federais, estados e municípios. Dentre as metas, o governo federal pretende incluir na escola, até 2014, 378 mil crianças e adolescentes com deficiência, adaptar 42 mil escolas para receberem esses alunos, adquirir 2,6 mil ônibus adaptados para o transporte escolar nos municípios, atualizar e implantar salas multifuncionais e contratar tradutores e intérpretes de libras (linguagem de sinais) para as escolas.

“A pessoa com deficiência tem que ser respeitada como um todo, como um cidadão de direitos. Autonomia e direitos são palavras que têm que fazer parte do nosso vocabulário”, declarou a ministra durante discurso no IFRN.
O deputado Fernando Mineiro prestigiou o evento, ao lado da deputada Fátima Bezerra. Ele é autor de uma lei estadual que determina que solenidades públicas contem sempre com intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A lei, inexplicavelmente, ainda não saiu do papel.

A rigidez do momento solene foi quebrada com a emoção provocada pela apresentação do bailarino Wilson Macari, portador da Síndrome de Down e integrante da Companhia Gira Dança, durante o lançamento do “Viver sem Limites”.

A solenidade de assinatura da adesão do RN ao plano contou, ainda, com a presença da governadora Rosalba Ciarlini, do presidente da Assembléia Legislativa Ricardo Motta, da vereadora Júlia Arruda e de representantes de entidades representativas das pessoas com necessidades especiais.
Fonte: Assessoria do Mandato