Páginas

domingo, 20 de maio de 2012


Seminário Desafios do Modo 

Petista de Governar

 

 

A abertura do seminário Desafios do Modo Petista de Governar, que ocorreu nestes dias 16 e 17 contou com o marqueteiro João Santana e teve a mediação do Secretário Nacional de Comunicação do PT e deputado federal pelo Paraná, André Vargas.

Vargas enfatizou a participação da população na elaboração das propostas de governo e disse que as redes sociais podem ser úteis para isso: “A interatividade tende a tomar proporções ainda maiores”.

O publicitário João Santana apresentou técnicas de planejamento de campanhas. “Comunicação depende da política e a política depende da comunicação”, disse. Santana também falou sobre a América Latina e seus personagens mais marcantes, como Perón, Fidel Castro e Simón Bolivar, e a África de Mandela e Samora Machel.

Santana sugeriu que os estudiosos de comunicação leiam pensadores como Gustave Le Bon, Bernays e Tchakhotine. Já para dominar a comunicação política contemporânea sugere que para planejar uma campanha é preciso saber qual o sentimento do tempo em que ocorre a eleição: “É de mudança ou de continuidade?”. Ele lembra ainda que “campanha é crise permanente” e que “o marketing é uma técnica de formular respostas corretas”.

Fonte: www.pt.org.br