Páginas

sexta-feira, 6 de maio de 2011


Agricultores (as) familiares do Nordeste fazem grande movimentação no
 BNB de Fortaleza


Delegações de todo nordeste, realizaram grande movimentação na manha desta quinta-feira em frente a Superintendência do Banco do Nordeste em Fortaleza, para negociarem a pauta da Jornada de Luta de 2011.

O Rio Grande do Norte participou com uma boa caravana agricultores (as) familiares e lideranças sindicais de diversas regiões do estado, como: Mato Grande, Canavieira, Potengi, Trairi e Oeste Potiguar.

 Raimundo Canuto, falando aos agricultores em frente ao BNB em Fortaleza

O líder sindical e presidente da Credioeste-Sol Raimundo Canuto, participou juntamente com mais 07 companheiros dos diversos estados nordestinos da Comissão de Negociação com o Banco do Nordeste, onde foram apresentadas diversas reinvidicações das demandas ligadas ao crédito, tais como:
- Renegociação das dividas do Pronaf;
- Acesso maior e de forma mais desburocratizada do crédito;
- Maior acesso ao Pronaf jovem, mulher e semi-arido;
- Recursos para serem trabalhado através do cooperativismo de crédito no RN pela Credioeste-Sol;


 Hildebrando(C. Grande), Raimundo(Janduis), Josana(Coordenação Estadual da Fetraf) e Pola Pinto (Messias targino)

A presença do Rio Grande do Norte se destacou entre os diversos estados pela forma como a delegação norteriograndense se posicionou na mobilização, discussão e negociação da pauta, estando representado no momento das negociações com dois entre os oitos representantes da FETRAF, sendo estes Josana de Lima (Coordenadora Estadual) e Raimundo Canuto (Sintraf de Janduis).


A avaliação do movimento é de que o resultado alcançado nas negociações foi bastante positiva, pois os diversos pontos apresentados ao Banco do Nordeste, foram acatadas na sua quase totalidade, sendo a partir de agora papel do movimento sindical se manter atento para dar acompanhamento em cada estado.

Nesta mobilização de Forteleza, participaram do Médio Oeste os municipio de Campo Grande, Janduis, Messias Targino, Patu, Severiano Melo, Apodi, Felipe Guerra e Itaú.


Estar prevista a realização aqui no Rio Grande do Norte de uma grande mobilização em Natal no próximo dia 19 de maio onde é esperada a participação de cerca de 2.000 agricultores (as) na governadoria e no  MDA para negociação da pauta da Jornada de Lutas Potiguar.


 
Pola Pinto e a comitiva de Messias Targino
 Aluizio Dutra, de Patu falando aos presentes


 Giuzelio e Hildebrando(de chapeu)