Páginas

terça-feira, 3 de maio de 2011

Agricultores familiares de SEVERAIANO MELO receberam talão de cheque da Credioeste-Sol




Todos os sócios da AAFI – Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Ipoeira, que desenvolve o projeto de horta orgânica comunitária na comunidade de mesmo nome, receberam na manhã de hoje um talão de cheques da Credioeste-Sol - Cooperativa de Credito Solidário da Agricultura Familiar do Oeste Potiguar onde os mesmos também são sócios. Esta ação faz parte do processo de modernização porque passa a associação, visto que todos os sócios, a partir de agora, receberão os seus recursos pelos trabalhos realizados e pela venda de produtos, através de conta bancária na Cooperativa.


De acordo com João Batista de Carvalho, que foi o idealizador da ação, este recurso traz mais dinamismo para a associação e mais segurança e comodidade para os sócios, além de fortalecer a Cooperativa de crédito da agricultura familiar. João comenta os avanços que os agricultores adquiriram com a cooperativa. “Há algum tempo atrás nós agricultores familiares não tínhamos a oportunidade de usarmos um talão de cheques, visto que o acesso aos bancos era coisa de grandes fazendeiros. Hoje temos um banco nosso, que é o sistema cooperativo”.

João ainda comenta que todos os sócios envolvidos no projeto de horta orgânica comunitária na Ipoeira, aderiram à conta na Cooperativa, demonstrando a coesão existente no grupo.

Em Severiano Melo já existem quase 40 sócios no “banco dos agricultores”. Comerciantes, agricultores e monitoras do MOVA-Brasil fazem parte do grupo de sócios.
 Pedro Lucena(presidente) e Washington Luiz (tesoureiro) 
da associação de Ipueira em Severaino Melo

João ainda comenta a possibilidade de implantar um PACS – Ponto de Atendimento Cooperativo solidário, em Severiano Melo. Para tanto, basta que tenhamos um número maior de sócios na Cooperativa. “Acreditamos que poderemos montar o nosso PCAS em Severiano Melo daqui para o próximo ano”, comenta João do PT.

Os talões foram entregues por Pedro Lucena e Washington Luiz,  Presidente eTesoureiro, respectivamente.