Páginas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PT DE NATAL FORMALIZA
CANDIDATUTA DE MINEIRO

Na última sexta-feira (10), terminou o prazo de registro de candidaturas à prefeitura de Natal, pelo PT. O deputado estadual Fernando Mineiro foi o único a apresentar seu nome para concorrer à candidatura majoritária do pleito municipal de 2012.

Para validar a pré-candidatura de Mineiro, eram necessárias as assinaturas de pelo menos 10% dos filiados que votaram no último PED (Processo de Eleição Direta). Na capital potiguar, entretanto, o pedido formal de inscrição do deputado estadual contou com um número de assinaturas cinco vezes maior.

Com sua inscrição, Fernando Mineiro torna-se o pré-candidato oficial do partido, tanto política quanto formalmente.

Esta foi mais uma etapa do calendário eleitoral próprio do PT, que envolve democraticamente a militância no processo de escolha de candidaturas e táticas eleitorais. Entenda seus principais pontos:

- No PT, a militância escolhe seus candidatos a prefeito e vereador através de encontros e prévias. Estas últimas somente se fazem necessárias quando há inscrição de pelo menos dois pré-candidatos aos cargos executivos. Em Natal, como Mineiro foi o único inscrito, elas não se farão necessárias.

- Também é definido pela militância o apoio, ou não, a candidatos a prefeito de outro partido. Grupos de militantes podem se reunir para apresentar o pedido, que deve ser discutido em um encontro específico intitulado “Encontro de Tática Eleitoral”, com delegados(as) eleitos(as) diretamente e especificamente para a função. No dia 15 de janeiro se encerrou o prazo normativo para pedidos desse tipo. Em Natal, que antecipou esse prazo para o dia 13, não houve apresentação de propostas.

- Em não havendo necessidade de debate sobre apoio a candidatos de outros partidos, é realizado um “Encontro de definição de candidaturas”, também com delegados(as) eleitos diretamente para a função. Em casos como o de Natal é nessa oportunidade que questões como a política de alianças, o plano de governo, a estratégia eleitoral e o referendo a candidaturas de prefeito e vereador (a) são deliberadas. Está prevista para o dia 05 de maio a eleição de delegados para tal encontro, que será realizado dia 02 de junho.

- Seguindo o calendário determinado pela justiça eleitoral, todo este processo se encerra com uma Convenção, em junho.

Fonte: PT Natal