Páginas

quarta-feira, 13 de julho de 2011

5º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PROJETO DE CULTIVO DO ALGODÃO EM CONSÓRCIO AGROECOLÓGICO.
Aconteceu na manhã do dia 10 de julho de 2011, na Escola Municipal Prisco Serafim Duarte, comunidade de Arrimo, o 5º Encontro de Formação do Projeto de cultivo do Algodão em consórcio agroecológico, onde o mesmo constou com a presença dos produtores da localidade que trabalha o consórcio do Algodão Agroecológico. Participou do evento, o SINTRAF de Janduís na pessoa do Mobilizador Social Heronides Neto e o presidente do SINTRAF, vereador Raimundo Canuto. Além da equipe Técnica do Centro Padre Pedro Neefs, Antonio Dário arruda Duarte e Lázara Maia de Brito, Gonçalo e Jorge Queiroz do Projeto Dom Helder Câmara, como facilitadores do evento e estando presentes 11 agricultores da referida área, sendo cultivada uma área total de 8.2 hectares, numa estimativa de produção de algodão em 2.650 kgs, além de outros produtos como o gergelim, milho, feijão, sorgo, já que esse tipo de consórcio rende mais produção e agrega valores para a renda dos agricultores familiares. Disse a equipe técnica do Centro Padre Pedro Neefs a redação do Blog Janduís em Foco, sendo todo esse encontro acolhido pelo presidente da Associação Comunitária do Arrimo na pessoa de Antonio Francisco Fernandes Duarte, que é o multiplicador dos trabalhos na comunidade.

Foi facultada a palavra ao Presidente do SINTRAF de Janduís, vereador Raimundo Canuto, onde falou da cultura algodoeira no município, como também informes do dia do Trabalhador Rural.

Ainda tivemos a participação de Antonio Dário Arruda Duarte Técnico do Centro Padre Pedro Neefs, que fez uma estimativa de produção de algodão por cada produtor, sendo:

Dário Arruda Duarte: 400 kgs
Antonio Ubirajara de Alencar: 330 kgs
Paulino Antonio da Silva: 500 kgs
Pedro Arruda da Costa: 90 kgs
Antonio Francisco D. da Costa: 80 kgs
Francisco Brito de Souza: 100 kgs
Genival Arruda dos Santos:120 kgs
Walter Borges Fernandes: 100 kgs
Antonio Francisco F. Duarte: 400 kgs
Edivan Silva Alencar: 400 kgs
Antonio Francisco S. Arruda: 130 kgs
Obtendo um Total 2.650.

O encontro foi concluído com a palavra do presidente da associação o sendo Novinho.