Páginas

sexta-feira, 12 de agosto de 2011


A experiência da CREDIOESTE
É objeto de estudo do coletivo de ECOSOL/RN

Realiza-se nestes dias 11 e 12 de agosto em Natal o Encontro de Formação e Comercialização Solidária / Coletivo de Educadores em ECOSOL no RN.

Participam deste evento 40 educadores em economia solidária dos 10 territórios da cidadania do estado que discutem os caminhos deste segmento, as experiências que estão sendo postos em práticas no estado por diversas organizações e grupos de produção e comercialização.

As experiências apresentadas no encontro são: - Grupos de economia solidária - Bancos Comunitários - Cooperativas de Crédito, e Fundos Rotativos.

A principal experiência apresentada no encontro foi a da CREDIOESTE-SOL, Cooperativa de Crédito e Economia Solidária do Oeste Potiguar, com sede em Apodi, que atende os 17 municípios do território Sertão do Apodi, sendo a primeira e única cooperativa e banco de credito solidário do estado.
 
 Lazara Maia(diretora da Credioeste-Sol)
Para diretora da CREDIOESTE-SOL, Lazara Maia, que participou do encontro, ela disse: “fiquei feliz em ver que apesar de todas as dificuldades que temos enfrentado na construção desta experiência de crédito de economia solidária, hoje já podemos nos afirmar como uma proposta viável para apoiar, desenvolver e fortalecer a agricultura familiar de nossa região e estado”.
 Raimundo Canuto(presidente) e Giuzelio Lobato(assessor da Credioeste-Sol)
RAIMUNDO CANUTO, presidente da cooperativa, comentou: “a boa receptividade que tivemos na apresentação de nossa experiência de crédito neste evento de ECOSOL a nível de estado, nos fortalece no caminho do cooperativismo de crédito como um instrumento capaz de trazer autonomia financeira para nossos agricultores (as). A Credioeste-Sol, cada dia busca demarcar terreno como alternativa viável na perspectiva desenvolvimentista do semi-arido potiguar”. Afirmou.