Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

AUDIÊNCIA SOBRE POLÍTICAS 
PARA JUVENTUDE
Deputado MINEIRO presidiu os trabalhos 

A audiência pública sobre políticas públicas para a juventude, que ocorreu na manhã desta quarta-feira, 25, proposta pelo deputado Fernando Mineiro, reuniu grupos e entidades que lutam pelos direitos da juventude na Assembleia Legislativa. A atividade contou com a presença do presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina, e da chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Juventude, Divaneide Basílio. A mesa também foi composta pela representante da Articulação Potiguar de Juventudes, Shirlenne Santos, e pelo subsecretário de Juventude do RN, Rafael Motta.

Em sua fala, Divaneide apontou diversos dados que devem nortear as políticas para a juventude, sobretudo em relação à jovens negros, nordestinos e que vivem fora das cidades. Segundo a chefe de gabinete, o índice de violência e o baixo nível de escolaridade continua sendo bem maior entre jovens negros do que entre brancos. Da mesma forma, 54% do jovens da Região Nordeste estão em condições de pobreza e apenas 39% se encontram no nível escolar correspondente à sua idade e cursam o ensino médio. Já entre a juventude rural, o nível de escolaridade é 30% baixo do que entre os que moram na área urbana.

Divaneide também falou dos avanços alcançados no Governo Lula, como a instalação da Secretaria e do Conselho Nacional de Juventude e a realização da I Conferência Nacional de Juventude. "Temos que transformar as listas de bandeiras levantadas na Conferência em plataformas políticas. É preciso garantir oportunidades de desenvolvimento para os jovens antes que a curva demográfica mude. A juventude é área estratégica", declarou Divaneid
e.