Páginas

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Conselhos do FUMAC e ASA Potiguar
terão audiência com Governo do RN e
Banco Mundial sobre o PDS
PROCÓPIO Coordenador Geral da ASA Potiguar 

Os Conselhos do Fundo Municipal de Apoio Comunitário existem em praticamente todos os municípios do RN onde há mais de 10 anos deliberam sobre os projetos financiados pelo Programa Desenvolvimento Solidário - PDS. Estes colegiados são compostos por entidades governamentais e da sociedade civil. 

Diante do fim do convênio entre o Governo do Estado e o Banco Mundial que viabilizavam os recursos para o PDS, os conselhos começaram mobilizações no sentido de assegurar a continuidade deste programa que tem como objetivo combater a pobreza rural. A luta tem o apoio da Articulação do Semi-árido potiguar que puxou uma audiência com o Governo do Estado e o Banco Mundial que se realizará nesta quinta (26), em Natal.

Entre as preocupações está o objeto do novo convênio em negociação com o Banco Mundial que tende a mudar o objetivo principal do projeto de redução da pobreza para a promoção da dinamização econômica. Na prática, pode significar diminuição de recursos para as comunidades mais carentes em detrimento de grupos com melhor estruturação.

De Campo Grande participarão 16 representantes, sendo 09 conselheiros do FUMAC (Prefeitura de Campo Grande + Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais + Igreja + Câmara de Vereadores + Associações Rurais). Também irão para o evento na condição de parceir@s, as representações do Núcleo Sertão Verde, Instituto Chapéu de Couro, SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar e Partido dos Trabalhadores-PT.

O Conselho do FUMAC de Campo Grande, no ano 2010, ganhou o prêmio Boas Práticas (Banco Mundial e Governo RN) como melhor do RN.

www.blogdocaramuru.blogspot.com