Páginas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ASA POTIGUAR REALIZA REUNIÃO EM LAJES
Como previsto no planejamento de 2011, a ASA (articulação no Semiarido) Potiguar, realizou na última terça-feira na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais na cidade de Lajes - RN mais uma reunião ordinária, onde na oportunidade foram tratados e discutidos assuntos de interesse de todos que compõem o colegiado no estado do Rio Grande do Norte.
Dois momentos importantes marcaram a reunião e possibilitaram um acentuado debate. O primeiro foi a participação de Airton representante da SESAN (Secretaria Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional) que fez uma breve apresentação de como a mesma estar articulada no Estado e divulgou a 4ª conferencia de segurança alimentar e nutricional que acontecerá em Salvador – BA bem como, das conferências municipais que estão acontecendo para discutir a temática da referida conferencia. O mesmo ressaltou o importante papel que a ASA desempenha e defendeu que a mesma deve participar da secretária no sentido de fortalecer e contribuir com o debate.
O segundo momento foi a um entendimento da da conjuntura atual do campo. Um enfoque a nível de America Latina que teve a apresentação feita por Fernando da HEIFER; um enfoque a nível nacional que foi conduzido pela companheira Marina dos Santos do MST, e um enfoque, também, a nível de estado que teve como mediador o professor da UFERSA Joaquim Pinheiro. Após suas falas o debate dos participantes apresentou uma imensa preocupação com essa questão, tendo em vista que a Agricultura Familiar se encontra, nas três instancias totalmente, ameaçada com a ideia de que o agronegócio é que é o melhor caminho a ser seguido.
Diante disso, foi encaminhado que para a próxima reunião que acontecerá na cidade de São Paulo do Potengi no dia 5 de julho seja feita uma discussão acerca de qual o cenário da reforma agrária no estado do rio Grande do Norte, de onde sairá com uma pauta de reivindicações e propostas de como agir para garantir terra para que os agricultores e agricultoras continuem produzindo para alimentar esse imenso e amado Brasil.