Páginas

quinta-feira, 3 de novembro de 2011


 
Programa Arca das Letras
Acesso aos livros entre trabalhadores e trabalhadoras rurais

Paula Valéria Ferreira

O Programa Nacional de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para incentivar a leitura no meio rural, facilitando o acesso aos livros entre trabalhadores e trabalhadoras rurais que vivem em projetos de assentamentos, remanescentes de quilombos e comunidades de agricultura familiar e indígenas.
 No Rio Grande do Norte vem sendo executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA). Desde sua implantação no Rio Grande do Norte, em março de 2004, já foram implantadas 672 (seiscentos e setenta e duas) bibliotecas rurais, beneficiando mais de 52.331 (cinqüenta e dois mil, trezentos e trinta e uma) famílias em 125 (cento e vinte e cinco) municípios.
O programa Arca das Letras é resultado de uma rede de parcerias, que integra os Ministérios da Educação, da Cultura, da Justiça, bem como de outras esferas públicas e privadas, além de reunir esforços dos movimentos sociais e de órgãos governamentais e não governamentais, que como resultado dessa rede de parcerias vem se desenvolvendo um trabalho de promoção educativa, cultural e social, favorecendo o desenvolvimento humano no meio rural.
Estamos organizando uma campanha de doação de livros para que em 2012 possamos revitalizar as arcas existentes e, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, implantar 200 novas arcas, contemplando os municípios que ainda não foram beneficiados com o programa.

Paula Valéria Ferreira
Subcoordenadora de Arte e Cultura - SEARA
3232-2969