Páginas

domingo, 26 de junho de 2011


HABITAÇÃO RURAL

tem mais recursos no Programa Minha Casa Minha Vida 2


A presidenta Dilma Rousseff lançou nesta quinta-feira, dia 16, a segunda etapa do Programa Minha Casa Minha Vida. A meta é construir dois milhões de casas nos próximos três anos e meio. Para isso, a presidenta anunciou orçamento de R$ 125,7 bilhões e a ampliação das faixas de renda familiar na área urbana e rural.

“Trata-se de construir as condições para que as pessoas cheguem ao chamado sonho da casa própria. É ali que se cria os filhos, estabelecem as ligações familiares, é ali que as pessoas conseguem atingir aquele sonho do abrigo, da proteção e da segurança. O espaço onde se organiza, vive, sobrevive e luta as famílias desse país. Esse programa faz parte do mesmo movimento do Brasil Sem Miséria, ele diz respeito a um processo de priorizar aqueles mais pobres, a nova classe média e os setores médios tradicionais, ele visa assegurar que, haja no Brasil, não só a roda do crescimento econômico e da distribuição de renda, mas também da melhoria das condições de vida, e aí a casa é um elemento fundamental”.

Nesta edição, as famílias que vivem no campo ganharam atenção especial. A Caixa Econômica Federal criou uma superintendência de habitação rural que atende as necessidades específicas como linhas de financiamento, taxas de juros e prazos diferenciados. E a partir de agora, famílias de áreas rurais com baixa renda podem também financiar a reforma das casas.

O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, disse que, além das políticas da Agricultura Familiar, a política de habitação para o rural contribui para manter a família no campo.

“O fortalecimento de uma política de habitação para o rural permite consolidarmos a viabilização de uma agricultura familiar pujante e um rural mais generoso para o nosso povo. A unidade habitacional na unidade produtiva é fundamental para a qualidade de vida e para a solidificação do assentamento da família naquela unidade produtiva. Agora, com o Minha Casa Minha Vida 2 não haverá mais as exigências anteriores com relação a regularidade fundiária e aquelas famílias que já têm propriedade poderão também acessar recursos para reforma, melhorias”.

Vão poder acessar o Minha Casa Minha Vida 2 famílias que moram na área urbana que recebem até R$ 5 mil por mês ou as famílias que vivem na área rural com renda anual de até R$ 60 mil. O Banco do Brasil passa a operar todas as linhas de crédito do programa
.