Páginas

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CENTRO PADRE PEDRO NEEFS
Ultrapassa Fronteiras e Presta Assessoria para Grupos no PERNAMBUCO
Yure Paiva Falando aos Jovens do Encontro
No último final de semana (28 e 29 de maio de 2011) o Coordenador Institucional do Centro Padre Pedro Neefs, Yure Paiva, esteve no Sítio Cruz na Cidade de Garanhuns – PE, assessorando um encontro com Jovens das Comunidades Rurais das cidades de: Caetés, Correntes, Lajedo, Jurema, São Bento do Una, Terezinha, Paranatama, Pesqueira e de Garanhuns. Na oportunidade foi desenvolvida a Temática: Juventude e Meio Ambiente: Para uma Convivência Sustentável com o Semiárido. O referido encontro se deu com Jovens que trabalham nos Grupos Comunitários que vivenciam sua vida a partir da Leitura Orante da Bíblia, o que possibilita unir a Fé e a Vida, ou seja, é a partir da leitura bíblica que encontram forças para enfrentar as adversidades do dia-a-dia. Essa é a espiritualidade vivenciada pelas Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s).
Jovens participantes do Encontro
Além dos momentos de trabalhos de grupo e explanações, foi possível visitar algumas experiências na própria comunidade de Sítio Cruz, as quais são desenvolvidas no sentido de preservar e cultivar o Meio Ambiente. A primeira visita foi a uma família que tem uma produção de agrofloresta, na qual são desenvolvidas atividades no sentido de preservar o meio ambiente, produzir de maneira saudável o que garante uma melhor qualidade de vida.
Familia do Senhor Arnaldo (com as mãos unidas), que cultivam de forma Agroecologica
 A referida experiência estar sendo vista como um exemplo a ser seguindo tanto pelos que residem na comunidade (Sítio Cruz) como os de outras localidades. Na visita e em conversa com o jovem Getulio proprietário e técnico em agrofloresta ele afirmou: “Essa é uma pequena experiência a qual pode ser desenvolvida e praticada por qualquer uma família, pois não tem nada de outro mundo, basta que queira fazer”, finalizou. Desta forma, verificou-se que é possível viver de forma sustentável investindo pouco e tendo muito como retorno.
Jovens ouvindo atentos as explicações do Técnico em Agroecologia Getulio
A segunda experiência visitada foi a do jovem Mir como é mais conhecido (Josemir), onde o mesmo faz um trabalho de coleta de lixo, que depois de selecionado é vendido adquirindo recursos para manter os times de futebol (masculino e feminino) da comunidade. Segundo Mir: “É preciso que todos tomem consciência de que necessitamos cuidar do meio ambiente; faço isso, pois gosto de futebol e não quero vê-lo acabado em nossa comunidade”. O mesmo ainda, frisou que a equipe (Clube desportista do Sítio Cruz - CDSC), tem conquistado diversos campeonatos em toda região e que esse ano estarão realizando a oitava copa de futebol rural do município de Garanhuns.
Mir falando aos jovens da sua Experiência com a coleta de lixo
De acordo com Cida e Frei Juvenal, Coordenadores das CEB’S na Diocese e Organizadores do Evento, o encontro visa possibilitar uma partilha de conhecimentos e aquisição de novos para que os jovens possam desenvolver em suas comunidades de origens trabalhos que possam fortalecer cada vez mais a sustentabilidade comunitária. Assim, “trabalhar essa temática é fundamental, pois necessitamos cuidar do Meio Ambiente, já que é nossa casa”, acrescentou.

Outros momentos do encontro:


Observando o Fogão solar
Horta buraco de fechadura 
Yure e os demais ouvindo Getulio Falar da horta pavio

Atentos ao vídeo
Frei Juvenal no trabalho em grupo com os jovens
Relógio Solar
Getulio explicando o funcionamento do relógio
Jovens do Sítio Cruz no momento da Mística
Yure se apresentando aos jovens
Cida e a equipe de animação


Yure recebendo brinde (do CDSC) das mãos de Mir